Na trajetória de Ash ele precisa visitar várias cidades, vencendo desafios, outros treinadores e os líderes de ginásio. Obtendo as oito insígnias ao vencer os líderes de ginásio do continente em que está, Ash pode participar da liga Pokémon. Cada continente tem oito líderes de ginásio e uma liga Pokémon, com exceção do Arquipélago Laranja, que possui cinco líderes. Além deste, Ash já visitou Kanto, Johto, Hoenn e atualmente está em Sinnoh.
Em sua jornada Ash está sempre acompanhado de amigos, tais como a líder de ginásio de Pokémons aquáticos Misty, o aspirante a criador Pokémon Brock, o observador Pokémon Tracey, a coordenadora May, entre outros. Com a ajuda de seus amigos e de seus Pokémons, Ash também precisa lutar o tempo todo contra inimigos, principalmente contra Jessie e James da Equipe Rocket.Quando os jogos foram recebidos bem pelas crianças americanas, o anime Pokémon foi dublado e lançado em 8 de Setembro de 1998 nos Estados Unidos. Com 11 anos em exibição, o anime já originou mais de 500 episódios, 11 filmes, 10 curta-metragens e 29 especiais, além de possuir um programa na TV apenas com esse assunto: o Pokémon Sunday. Com alguns elementos do anime, existe também o jogo Pokémon Yellow, no qual o treinador é seguido por um Pikachu o tempo todo. Apesar de não possuir a mesma audiência de antes, o anime ainda desperta várias críticas graves que o acusam de satanismo e de estimular crianças a ficarem mais competitivas, fazendo-as até a usar animais para brigar. O anime também é a principal mídia que motiva a criação de tantos produtos Pokémon.
Jogo
Os jogos envolvendo os Pokémons já estiveram em todos os consoles da Nintendo a partir do Gameboy, de 1989, exceto pelo Super Nintendo, também conhecido como SNES. Desde o começo seu maior atrativo foi a possibilidade de controlar inúmeras criaturas e de se comunicar com um outro treinador. Os jogos originais, RPG's lançados nos consoles portáteis da Nintendo, são os mais conhecidos, os que geram mais lucros e os que têm a responsabilidade de lançar novidades como novos Pokémons, novos treinadores e um novo continente.
Engoblando 151 Pokémons da chamada primeira geração no continente de Kanto estão os jogos Pokémon Green, Red, Blue e Yellow, de 1996. Mais tarde, com várias inovações em Johto e adicionando 100 Pokémons da segunda geração, Pokémon Gold, Silver e Crystal ganham o mundo, sendo os mais vendidos de 2000. Eles são seguidos em 2003 por Pokémon Ruby, Sapphire e Emerald, com mais 135 Pokémons e um novo continente: Hoenn. Os 107 Pokémons da quarta geração vieram em Pokémon Diamond e Pearl, em setembro de 2006, que lançou também o continente Sinnoh. Na época da terceira geração temos também o remake de Pokémon Green e Red: Pokémon Leafgreen e Firered.
Nesses jogos há sempre um treinador que tem o sonho de se tornar um Mestre Pokémon, objetivo alcançado ao conseguir todas as insígnias e vencer a Elite dos Quatro e o Campeão atual. O treinador ou, nos jogos mais atuais, a treinadora, consegue um Pokémon inicial do professor do continente, além de uma Pokédex, tendo que preenche-la o máximo possível com os dados dos Pokémons capturados.
Além desses jogos existem também os chamados spin-offs, que na maioria não são RPG's e não lançam gerações de Pokémon. Nas várias versões de Gameboy foram lançados o Pokémon Pinball, Trading Card Game, Mystery Dungeon e até o Pokémon Puzzle. No Nintendo 64 os mais conhecidos são Pokémon Stadium e Pokémon Snap. Os spin-offs com as histórias mais concretas talvez sejam Pokémon Ranger e Ranger: Batonage, do Nintendo DS.
Mangá e Cartas
Lançado em março de 1997 no Japão, o mangá surgiu pouco tempo depois dos primeiros jogos Pokémons devido à sua aceitação pelo público. A primeira história em quadrinhos dos monstrinhos de bolso é chamada simplesmente de Pocket Monster, mostrando uma jornada engraçada de um treinador com seu Pikachu e sua Clefairy. Com os desenhos dos Pokémons mais realistas, o mangá passou a ser chamado de Pokémon Special e começou a mostrar aventuras baseadas nos jogos Pokémon, com vários personagens já conhecidos. As setes sagas desse mangá possuem os mesmos nomes dos jogos e mostram principalmente o personagem que nós controlamos. No primeiro volume, na saga Red, Green & Blue, por exemplo, vemos a história do treinador Red, da cidade de Pallet, que também conhece os treinadores Green e Blue.
Existem mangás que também não possuem tanta relação com os jogos. Em Pokémon Diamond and Pearl Adventure!, Hareta é o neto adotivo do professor Rowan que tem a missão de encontrar o Pokémon lendário Dialga. Também há mangás baseados no anime, em filmes, e até em jogos spin-offs como Mystery Dungeon e Colosseum.
Lançado também em 1997, um outro produto Pokémon muito conhecido é o Trading Card Game, cartas com o qual duas pessoas podem batalhar e trocar. Colecionando e possuindo 60 cartas, completando um deck, uma pessoa pode começar a criar estratégias e até se inscrever em campeonatos. Existem vários tipos de cartas e expansões. Além de Pokémons, treinadores, itens e elementos também estão estampados nas cartas.
Depois dos jogos e do anime, o Pokémon TCG é a franquia que mais lucra com os monstrinhos de bolso. Até julho de 2006, 14 bilhões de cartas já haviam sido vendidas. Com o sucesso, dois jogos para o Gameboy foram lançados envolvendo cartas e Pokémons. Dois anos depois do lançamento, as cartas Pokémon chegaram aos Estados Unidos e caíram no gosto do público definitivamente, chegando até no Brasil, onde fazem sucesso até hoje.
O TCG também é uma das franquias envolvendo Pokémons mais criticada por céticos e religiosos, que afirmam a ligação entre o sucesso e o satanismo.
Ass:PPpokepros
Nenhum comentário:
Postar um comentário